Entre os tratamentos estéticos do momento é a Criolipólise que vem sendo muito comentada nas redes sociais e utilizada por pessoas famosas. A promessa do tratamento é fazer você perder entre 20% a 30% da camada de gordura localizada.
Criada por cientistas de Massachusetts General Hospital e pesquisadores da universidade de Harvard nos Estados Unidos, a Criolipólise é um tratamento estético não invasivo que elimina a gordura localizada através de um processo de resfriamento controlado que não danifica a pele ou outros tecidos.
Mas será que essa promessa é verdadeira? Como funciona ? Dói? Tem conta- indicações?
Nosso objetivo é esclarecer algumas dúvidas sobre este procedimento que vem ajudando muitas pessoas a perder a gordura localizada que tanto incomoda.
Como funciona o tratamento?
O paciente deve realizar uma avaliação com um profissional capacitado com objetivo de definir se ele está apto para a realização do procedimento e as áreas que serão tratadas. Deve ser analisado também os procedimentos que serão feitos após o tratamento para potencializar os resultados e evitar possíveis sequelas.
Durante o tratamento uma membrana anti-congelante é colocada nas áreas que serão tratadas para proteger a pele do paciente do resfriamento, então o aparelho começa o processo de resfriamento e sucção durante que deve ser realizado durante 60 minutos.
Existem no mercado diversos aparelhos de criolipólise que atingem uma temperatura que pode variar entre -5ºc à -15ºc.
Algumas pessoa acham que quanto mais baixa a temperatura melhor é o resultado, mas o que pudemos perceber com algumas experiências é que nem sempre o equipamento entrega a temperatura proposta devida ao tipo de manopla que permite a perda desta temperatura para o ambiente e quanto mais baixa a temperatura maiores são os riscos de queimaduras.
No Spaco vital optamos por utilizar o cooltech, 3ª geração de criolipólise com tecnologia europeia desenvolvido pela Cocoon Medical. o Cooltech é aprovado pela ANVISA, FDA e CE, com maior eficiência e segurança no tratamento contra gordura localizada. Ele apresenta controle eletrônico de temperatura,proporcionando um resfriamento homogêneo o que garante maior segurança e resultados. O cooltech utiliza uma temperatura de -8ºc, o que segundo os estudos realizados pelos cientistas de Massachusetts General Hospital e pesquisadores da universidade de Harvard nos Estados Unidos é o suficiente para resultados satisfatórios sem expor o paciente a riscos. Além disso ele apresenta uma manopla de porcelana o que permite que não haja perda de temperatura para o ambiente.
A função deste procedimento é a aplicação do frio nas células de gordura para que estas sejam cristalizadas gerando um processo inflamatório na gordura (paniculite), causando a morte dos adipócitos por apoptose (morte celular programada), reduzindo assim a gordura sem causar dano nos tecidos adjacentes. Trata-se de um resfriamento local do tecido de forma prolongada e controlada, que induz a redução seletiva das células de gordura de maneira não invasiva e que isola e protege qualquer outro tecido.
Este método de tratamento é doloroso?
A sensação é de um beliscão na região onde o aparelho faz a sucção da gordura, porém o processo não é invasivo, por isso não precisa de anestesias, agulhas ou cirurgias.
Após a aplicação a pele poderá ficar um pouco avermelha e inchada, mas logo volta ao normal, a região tratada pode ficar dolorida nas primeiras horas e com uma sensação de dormência.
A recuperação é rápida e logo após o término da sessão o paciente já pode voltar as suas atividades normais. Recomendamos o uso de cinta após a sessão.
Porém existem equipamentos que apresentam um vácuo muito forte e quando não manuseado por um profissional habilitado o paciente pode apresentar dores mais intensas na região do tratada, inchaço, hematomas prolongados.
Cuidados pós tratamento e resultados:
Os resultados aparecem entre 4 e 8 semanas após a aplicação e no final de 60 dias você deverá ter perdido entre 20% e 30% de gordura localizada na área em que o tratamento foi realizado. Algumas pessoas ficam satisfeitas após apenas uma sessão.
Aqui incluímos duas sessões de drenagem linfática manual para reduzir o edema e possível desconforto e evitar possíveis fibroses. O tratamento associado a outras técnicas como lipocavitação e radiofrequência tem nos mostrado resultados ainda mais eficazes.
Número de sessões:
São indicadas de 1 a 3 sessões com intervalos mínimos de 2 meses e máximo de 3 sessões por ano numa mesma área.
Onde costuma se aplicar a Criolipólise?
O tratamento pode ser realizado algumas partes do corpo como barriga, costas, coxas, flancos, braços e culote.
Quais são as contraindicações da Criolipólise?
- Cirurgias há menos de 6 meses;
- Processos infecciosos;
- Prega cutânea menor do que 2 cm (medidos pelo adipômetro);
- Urticária;
- Doenças metabólicas descompensadas, como diabetes, dislipidemia, síndrome metabólica;
- Pacientes com hérnia no local a ser tratado;
- Doenças cardíacas;
- Gestantes;
- Neuropatias periféricas;
- Alta sensibilidade ao frio;
- Crioglobulinemia (doença relacionada ao frio);
- Doenças que causam alterações dos fatores de coagulação, como hemofilia, trombocitopenia
A criolipólise é uma técnica fantástica e apresenta resultados muito eficientes no tratamento da gordura localizada como nunca vimos antes aqui no Spaço Vital, mas é preciso respeitar suas contraindicações e a individualidade de cada paciente. Apesar de ser um método não invasivo é necessário cuidados para o sucesso do tratamento.